CAMPINAS: Unicamp usa software que simula e previne tragédias como a de Santa Maria, RS

Unicamp usa software que simula e previne tragédias como a de Santa Maria, RS - Programa explica como um incêndio evolui e a formação de fumaça tóxica

    • Da redação - ViaEPTV
    • /
    • Erick Júlio

Divulgação UnicampA Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) utiliza um programa de computador que simulas incêndios em ambientes fechados, que pode prevenir tragédias como a que matou centenas de jovens em uma boate em Santa Maria (RS). O software livre, desenvolvido por um instituto de pesquisa no Estado Unidos, pode ser consultado por qualquer pessoa na internet, no entanto, é preciso ter conhecimento técnico para utilizá-lo corretamente.

Desenvolvido The National Institute of Standards and Technology (NIST), o Fire Dinamic Simulator (FDS), simula a evolução de um incêndio e os meios mais prováveis de propagação, além de prever como fumaças tóxicas se dissipam, o que pode ser determinante para prevenir tragédias como a ocorrida no Rio Grande do Sul.
Sávio Vianna, professor da FEQ da Unicamp e doutor pela Universidade de Cambridge, lembra a necessidade de mais portas na boate no caso da boate de Santa Maria. O professor explicar que o programa pode ajudar nas estratégias de segurança. Segundo ele, o simulador facilita a visualização dos melhores locais para instalar portas, sinalização de orientação ao público, definir a dimensão de entradas e saídas, além da instalação de extintores e dispositivos antincêndio.
“O software poderia ter simulado o caso com as portas e sem as portas, por exemplo, e ver como é a evacuação do local e a dissipação da fumaça", explica. O grupo de pesquisa da Unicamp se colocou à disposição do governo de Santa Maria e dos órgãos competentes para ajudar na investigação da tragédia.
O programa é pouco utilizado no Brasil, segundo Vianna, porém a ferramenta seria muito útil para evitar casos como o da boate. " Existe uma ferramenta, existe um conhecimento, ele deve ser utilizado", disse.