aéreas: Aeroporto de Araraquara começa a operar voos comerciais nesta quarta-feira

Aeroporto de Araraquara começa a operar voos comerciais nesta quarta-feira - Azul Linhas Aéreas inaugura voos entre a cidade e Campinas

    • ACidadeON Araraquara
    • /
    • ViaEPTV

Araraquara não será mais a mesma a partir de hoje. A Azul Linhas Aéreas enviará o primeiro avião para operar na cidade. A previsão é que ele aterrisse às 23h55, já com passageiros vindos de Campinas.

Mas o evento de inauguração, de fato, será amanhã, às 13h30, com a presença do governador Geraldo Alckmin e outras autoridades. Já tem 80% das 70 poltronas ocupadas.

Funcionários trabalham no aeroporto a todo vapor para terminar pequenos detalhes da obra, como a colocação das letras da fachada, instalação do elevador — que ainda seria testado ontem.

Além disso, houve testes na pista, na porta detectora de metais e treinamento das funcionárias da Azul.
De acordo com Antônio Carlos Dinato, engenheiro responsável pelo Bartholomeu de Gusmão e diretor do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), toda a estrutura está montada e sinalizada. “Um buraco que havia sido aberto por moradores do Jardim das Hortênsias foi tapado e, no local, instalaram-se grades, para evitar que pessoas entrem na pista”, diz.

O novo aeroporto é oito vezes maior do que o antigo e tem 1,6 mil m². Comporta salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos. Já estão em operação uma locadora de veículos e uma lanchonete, além do guichê da Azul.

O novo aeroporto deve empregar 70 profissionais, segundo Dinato. Serão destinados à operação das linhas comerciais, seguranças, locadoras, bombeiros e cantina. Os agentes de proteção e supervisores passaram por curso exigido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Quase a metade das vagas foram preenchidas por moradores dos bairros Hortênsias, Yolanda Ópice, Del Rey e Dumont.

Voo

Inicialmente, a Azul Linhas Aéreas fará voos de ida e volta entre Araraquara e Campinas. Os horários são diferenciados, conforme o dia da semana.
Para atrair passageiros, a companhia está com uma promoção por tempo indeterminado no valor de R$ 59,90.