Ribeirão

Para visualizar a versão mobile clique aqui.

Histórico
Alterar o tamanho da letra A+ A A-

A história da Taça EPTV de Futsal começou a ser traçada em 1985, em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. O evento foi criado cinco anos após a fundação da EPTV Ribeirão e, desde o início, conquistou o apoio e a participação da comunidade.

A semente foi plantada pelo fundador da EPTV, José Bonifácio Coutinho Nogueira, que idealizou o torneio como um evento que contribuísse na formação de cidadãos por meio da prática esportiva.

A primeira edição foi realizada pelo diretor técnico da Taça EPTV, Nelson Faria (à frente da parte técnica até os dias atuais), que também já ocupou o cargo de diretor da Federação Paulista de Futebol de Salão, e pelo assessor de marketing da EPTV da época, José Francisco Rafael de Góes.

[+] Conheça aqui como funciona o evento

Segundo Nelson Faria, em qualquer empreitada existem inúmeros desafios. “No início, para podermos realizar o campeonato, entramos em contato com os municípios, verificamos as estruturas de arbitragens, os locais para os jogos, formatamos os calendários, sistema de disputa, número de jogos e regulamento. Eram muitos detalhes”, comentou.

Mas, já na primeira edição, a Taça EPTV de Futsal contou com a participação de 51 equipes. Hoje, quase todas as 66 cidades da área de cobertura da EPTV Ribeirão participam da disputa.

“Ao longo do tempo, percebemos que o campeonato foi se consolidando e que os municípios também estavam fazendo sua parte para o sucesso do evento. Investiram na criação de escolinhas de futsal e até em reformas ou construções de novos ginásios de esportes para a comunidade”, relembrou o diretor técnico. “Além disso, investiram também em bons jogadores, para formar times competitivos”, explicou.

No mesmo ritmo do evento, o regulamento da Taça EPTV de Futsal, desenvolvido com apoio da Federação Paulista de Futebol de Salão, foi se aperfeiçoando e tornou-se referência para muitos campeonatos do país.

Histórico

A história da Taça EPTV de Futsal começou a ser traçada em 1985, em Ribeirão Preto. Foto: EPTV

Aos poucos, o evento foi marcando, com notoriedade, cada ano de sua realização e acabou sendo estendido para as outras praças do grupo EPTV, alcançando Varginha, no Sul de Minas, em 1989 e a região de São Carlos (região central do estado de São Paulo), em 1990. A praça de Campinas também já chegou a realizar o torneio durante um período determinado.

Hoje, a Taça EPTV de Futsal tornou-se uma tradição e é realizada continuamente pela EPTV Ribeirão desde o primeiro evento, com milhares de admiradores e torcedores.

"A participação na competição da totalidade das cidades de nossa área de cobertura, a presença maciça das torcidas em todas as suas etapas e o excelente nível técnico das equipes refletem a consagração do torneio, como importante ação de integração regional através do esporte", enfatizou o diretor regional da EPTV Ribeirão, Marcos Frateschi.

Para a gerente de marketing da EPTV, Cristina Aguiar, a missão da Taça EPTV de Futsal continua a mesma desde a primeira edição. “Nosso intuito é estimular a prática esportiva, integrar as cidades em torno de um evento de alcance regional e estreitar as relações, além de fortalecer o comprometimento da emissora com os municípios de sua área de cobertura”, finalizou.

Calendário
  • 03 | FEV Início das inscrições
  • 13 | MAR Congresso Técnico
  • 22 | MAR Abertura dos Jogos
  • 17 | MAI Final
Mais Esportes