PROGRAMA: Educação em tempo integral contempla 400 alunos em Machado

Educação em tempo integral contempla 400 alunos em Machado - Estudantes do ensino fundamental são contemplados com atividades extracurriculares, que contribuem para aprendizado

    • EPTV
    • /
    • Rodolfo Fernandes Tiengo
Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player

Escolas de tempo integral ainda são raras no Sul de Minas, principalmente na rede pública, mas educadores envolvidos nesses projetos garantem que os resultados compensam. Em Machado, três escolas municipais já oferecem atividades o dia todo para 385 alunos do ensino fundamental, incluindo 85 na zona rural. A iniciativa começou há 12 anos.

Além do aprendizado em sala de aula, os estudantes desenvolvem outras habilidades, durante as oficinas no período da tarde, como horticultura, computação, esportes, inglês, artes, música e dança. “Ampliar o tempo de permanência do aluno na escola visa sua formação integral, os aspectos afetivo, cognitivo e social”, disse , diretora da escola Clóvis Araújo Dias, no bairro rural São Luiz.

Pais que antes não tinham com quem deixar os filhos para trabalhar se dizem satisfeitos. Andressa Mendes Pereira, por exemplo, chegou a levar a filha Maria Eduarda, de 6 anos, para a lavoura de café, antes do programa ser aplicado na unidade rural. “Era difícil levar ela para a lavoura, pra ficar debaixo do sol, não tinha com quem ela ficar”, afirma.

Dentro da sala de aula professores detectam melhor desempenho dos estudantes. Jogos matemáticos ajudam a desenvolver habilidades de raciocínio. “As crianças têm feito as tarefas bem mais organizadas”, disse a professora Lidiane Juntolli Rebelo Alves.