Tradição: Quase tudo pronto para o Corpus Christi em Matão

Quase tudo pronto para o Corpus Christi em Matão - Confira a agenda completa do principal evento turístico da cidade

    • Da redação
    • /
    • Fernanda Vilela

Com informações de Gabriela Martins/ Araraquara.com

A tradicional Festa de Corpus Christi em Matão, na próxima quinta-feira (23), deve atrair cerca de 80 mil pessoas e, além da programação religiosa estão previstas atividades artisticas, com apresentação do Coro Contemporâneo de Campinas. A decoração de rua também vai prestar homenagem à artista plástica Madalena Olivastro.

Trajeto

A procissão, pelo trajeto decorado, começa logo após a missa das 16h em frente à Igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, seguindo pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na Igreja Matriz.

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player

Toneladas de vidro moído, de dolomita (mineral de cálcio e magnésio) e areia estão sendo preparadas e tingidas para colorir as ruas da cidade. Os desenhos serão confeccionados manualmente,a partir das 4 horas da quinta (23), por mais de 600 pessoas entre artistas, estudantes e voluntários, em um trajeto em formato de cruz, partindo da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro. O tapete contará com 14 quarteirões e fará referência à Eucaristia e ao tema da Campanha da Fraternidade 2011 "Fraternidade e a Vida no Planeta".

"Com a reciclagem, o volume de vidro arrecadado foi relativamente baixo, por isso estamos usando muito a dolomita, deixando o vidro para detalhes que precisam ganhar um destaque maior. Neste ano teremos muita cor, muita vida nos tapetes", adiantou Wilson Cardoso, diretor do Departamento de Turismo.

Neste ano, a artista plástica Madalena Olivastro terá uma de suas obras homenageadas com um tapete ornamentado na Festa por meio do projeto "Artista na Rua em Corpus Christi".

Público

A expectativa dos organizadores é que o evento atraia um público total de 80 mil pessoas. A festa é o principal evento turístico do município e o principal evento religioso da Região. "O nosso Carnaval é grande, mas não atrai tantos turistas como o Corpus Christi. E a cada ano aumenta o número de participantes", ressalta Cardoso.

Durante a festa, além da cidade, a economia local acaba sendo muito beneficiada com o evento. Segundo o diretor de turismo, no ano passado, os hotéis ficaram cheios e algumas pessoas tiveram dificuldades para comer. "O número de visitantes vem aumentando muito, por isso estamos pedindo para que os comerciantes mantenham seus estabelecimentos abertos durante o evento. No ano passado, os produtos da praça de alimentação chegaram ao fim às 13 horas. Eles precisaram correr para comprar mais", explica o diretor de Turismo.

Programação Cultural

As atividades artísticas na Casa da Cultura e na Praça Alimentação começam às 9 horas. Na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, haverá missas às 8, 11 e 16 horas, e "Hora Santa" às 9 horas. A procissão que percorrerá todo o trajeto ornamentado será durante a missa das 16 horas.

O Coro Contemporâneo de Campinas será uma das atrações no dia 23 de junho. Com regência do maestro Ângelo Fernandes, a apresentação será às 14 horas, na Casa da Cultura. O Departamento de Cultura realizará também uma feira de artesanato, com artesãos de Matão e Região, das 8 às 17 horas, na Praça "Leônidas Calígola Bastia", no Centro.

Serviços

A praça de alimentação do evento será explorada pelas entidades Grupo Escoteiro de Matão, Creche Santa Isabel, Comunidade Espírita Cairbar Schutel, Comunidade Celeiro de Luz, Casa da Sopa Iraí Ramos, Associação Antialcoólica de Matão e Associação dos Deficientes Visuais de Matão (Adevima).

Uma barraca com produtos oficiais será montada ao lado da Igreja Matriz para comercializar camisetas e DVDs com a história e imagens do Corpus Christi. Toda a renda será revertida à Campanha do Agasalho do Fundo Social.

Trânsito do Centro será alterado

O trânsito na área central de Matão sofrerá algumas alterações a partir a partir das 6 horas de quarta (22), para a preparação do Corpus Christi. A Rua Rui Barbosa, entre as Avenidas 15 de Novembro e 7 de Setembro, será interditada para a instalação da praça de alimentação. As vias que compõem o trajeto das ornamentações estarão com o estacionamento proibido no horário comercial e, a partir das 18h30, serão fechadas totalmente para a preparação dos enfeites.

O trânsito será liberado no dia 23, após a limpeza das ruas, por volta das 23 horas.

A Rua Daniel Antonio de Brito, onde estarão os vendedores ambulantes, também será interditada na quarta-feira, a partir das 7 horas.

A segurança e o controle serão feitos pela Guarda Municipal, agentes de trânsito e Polícias Civil e Militar.

Estacionamento

Este ano, a população e os turistas terão disponíveis o pátio do Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini para estacionamento de seus veículos no dia do evento, das 6 horas até o final do evento, visando a melhorar o trânsito da região dos camelôs, bem como o conforto e segurança de todos.


Confira a programação da 63ª Festa de Corpus Christi em Matão

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus
Praça Dr. Leônidas Calígula Bastia
Rua José Bonifácio – Centro

4h - Início das decorações

8h - Santa Missa

8h - Feira de Artesanato com artesãos de Matão e região na Praça “Dr. Leônidas Calígola Bastia”, no Centro.

9h - Hora Santa

9h – Exposição das obras da artista plástica Madalena Olivastro na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”. A artista será homenageada por meio do projeto “Artista na Rua em Corpus Christi” com um tapete ornamentado no trajeto da procissão.

11h - Santa Missa

14h - Apresentação do Coro Contemporâneo de Campinas, com regência do Maestro Ângelo José Fernandes na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”.

16h – Missa e Procissão