Anac autoriza construção de aeroporto de cargas no Sul de MG

Novo terminal também deverá receber voos comerciais em Pouso Alegre


/

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a construção de um aeroporto de cargas em Pouso Alegre (MG). O futuro terminal também deve receber voos comerciais. A previsão é de que as obras comece no 2º semestre.
 
A construção depende de uma outorga do terminal, concedida pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O aval deve ser dado nas próximas semanas. Apesar de ser um aeroporto particular, caberá à Prefeitura de Pouso Alegre abrir uma licitação para definir a empresa que vai executar o projeto, estimado em R$ 400 milhões.
 
Zona rural
A área escolhida para a construção do aeroporto tem cerca de seis milhões de metros quadrados e fica no bairro rural Curralinho, na zona rural de Pouso Alegre. Pelo projeto, o aeroporto teria como principal objetivo o transporte de cargas. A pista de pouso terá três quilômetros e 45 metros de largura, que tem capacidade para receber um Boeing 747. O projeto também prevê pista para manobras, galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões, e uma área de manutenção mecânica.
 
A empresa que vai construir e administrar o aeroporto pertence à multinacional B Square, responsável pela construção de um aeroporto em Dubai, nos Emirados Árabes e da reforma de outro em Miami, nos Estados Unidos.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, Raphael Prado, o aeroporto de cargas vai atender uma demanda regional e também nacional. A implantação do aeroporto ajudaria a reduzir por exemplo, o custo de produção de empresas que precisam de peças importadas.
 
A previsão é de que as obras do aeroporto sejam concluídas até o início de 2017 com a geração de cerca de mil empregos.

0 COMENTÁRIO(S)

Saiba mais