Rock: Grito Rock leva som das guitarras para o Carnaval de Poços

Grito Rock leva som das guitarras para o Carnaval de Poços - Coletivo da cidade realiza o festival a partir deste sábado (5)

    • Especial para EPTV.com
    • /
    • Fabiana de Paula

Trocar o batuque das escolas de samba por riffs de guitarra durante os dias de Carnaval já não é novidade para os moradores de Poços de Caldas, cidade que desde o ano passado recebe o Grito Rock. O festival chega à sua nona edição e, em 2011, será realizado em 132 cidades, entre os dias 19 de fevereiro e 28 de março.

A iniciativa surgiu em 2003, em Cuiabá, quando um coletivo de produtores reuniu bandas locais independentes como uma alternativa para fugir do Carnaval.

Em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, a curadoria do festival fica por conta do coletivo Corrente Cultural, um grupo de amigos que uniram forças para estimular a produção artística na cidade. O projeto, que acaba de completar um ano de vida, conseguiu parcerias e atualmente realiza mais três festivais ao longo do ano, além de comandar uma festa mensal e promover iniciativas como o Varal de Poesias, que ocorre nos bairros com o apoio da prefeitura. “Aqui em Poços existe muito essa mentalidade de valorizar o que vem de fora. Nossa intenção é inverter essa lógica e fazer com que o artista local acredite que o seu trabalho é tão bom como qualquer outro do mundo”, explica o músico Pedro Cezar Carvalho de Moraes (foto ao lado), um dos fundadores do coletivo.

Para ele, o Grito Rock foi fundamental para dar início a essa dura jornada. “No ano passado, o público lotou os quatro dias de festival e a repercussão foi muito grande. Havia músicos locais assistindo às bandas que vieram de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, e isso incentivou até bandas que estavam paradas a retomarem as suas atividades”, conta Pedro.

Para a edição de 2011 do Grito Rock foram selecionadas 12 bandas, sendo quatro locais, que se apresentam de sábado (5) a terça-feira (8), no New York Pub. Todos os grupos fizeram a inscrição pelo site Toque no Brasil, espécie de rede social criada para aproximar produtores e artistas independentes de todo o País. “Procuramos escolher bandas que se identificassem com a cena local e priorizamos os grupos de rock para manter a proposta do festival.”

Entre as bandas que fazem parte da programação do Grito Rock na cidade, estão os locais Mekanos, banda de pop/rock que cita como principais influências a MPB de Clube da Esquina e Caetano Veloso, Los Hermanos e Beatles. Formada pelos estudantes universitários Cristiano Figueiredo (bateria), Guilherme Fernandes (baixo), Gustavo Infante e Victor Negri (ambos no vocal e guitarra), a banda se formou em 2006 pelo gosto comum dos integrantes por Beatles e pela vontade de produzir um trabalho autoral. Divididos entre os estudos e as atividades com a banda, eles não moram mais na mesma cidade, mas priorizam o tempo vago para ensaiar e manter o contato.

O esforço parece ter valido a pena. Nesta edição, os garotos se preparam para uma maratona de cinco dias de shows em cinco cidades do Estado e reconhecem a importância do festival como forma de criar vínculos com produtores e artistas de diferentes localidades. “A Mekanos vai tocar em cinco cidades que recebem o evento: Machado, Sabará, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte e Poços de Caldas. O festival traz uma visibilidade nacional para a música local e também nos insere num contexto muito atual da música independente com a circulação de bandas”, diz Gustavo Infante, que estuda música na Unicamp, em Campinas.

Grito Rock na região

Uma iniciativa do Circuito Fora do Eixo, rede formada por produtores e artistas que estimulam a produção cultural e o intercâmbio de bandas entre cidades que estão fora do eixo Rio-São Paulo, o Grito Rock passa ainda por mais 10 cidades da região de cobertura da EPTV: Guaxupé, Machado e Pouso Alegre, no Sul de Minas; e Araraquara, Campinas, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos e Serrana. Clique aqui para ver detalhes sobre a programação.

Serviço:
O quê: Grito Rock Poços de Caldas
Quando: De sábado (5) a terça-feira (8), às 22h
Onde: New York Pub
Rua Rio de Janeiro, 243, Centro - Poços de Caldas – MG
Preços: De R$ 15 a R$ 25
Informações: www.correntecultural.com