Varginha: Festival de Cinema de Varginha divulga vencedores

Festival de Cinema de Varginha divulga vencedores - Mostra segue até quinta-feira (11), no Espaço Botafogo

    • Da redação
    • /
    • Lucas Soares

A organização do Festival Nacional de Cinema de Varginha divulgou os nomes dos vencedores da edição do evento deste ano, que apresentou curtas-metragens de cineastas de oito Estados brasileiros. O prêmio ET de Ouro foi para o curta-metragem “A Menina Metalinguística e o Garoto Melancólico”, de Brasília/DF, com direção de Guga Caldas. O prêmio foi recebido pelo ator Johnnas Oliva que é o personagem principal da produção. Quem levou o ET de Prata foi o cineasta carioca Bruno Caetano, que estava presente no evento, com o filme-documentário “Café no Bule”. O prêmio de Melhor Diretor foi para Daniel Ribeiro, com o filme “Eu não quero voltar sozinho”, de São Paulo/SP.

O maior destaque do festival esse ano foi a participação dos alunos das escolas municipais de Varginha. Estudantes de 10 escolas do município participaram de oficinas de fotografia, edição, direção e dramaturgia promovidas durante todo o ano. Desenvolvidas as oficinas, eles produziram 10 curtas-metragens que estão sendo apresentados ao público no evento.

Desde o início do festival na sexta-feira (6), diversos estudantes já passaram pelo Espaço Botafogo para conferir a mostra competitiva de filmes e os curtas. Alunos das escolas municipais Domingos Ribeiro de Rezende, CESU e José Camilo Tavares viram o resultado final de seus trabalhos desenvolvidos desde as oficinas até o trabalho final da edição.

O 9º Festival de Cinema de Varginha segue até a próxima quinta-feira (11), no Espaço Botafogo, que fica localizado à Rua Alves e Silva, 74, Centro. A entrada é gratuita em todas as sessões. Mais informações sobre o festival no site www.etdeouro.com.br.

Programação:

Segunda (8), 20h
Exibição dos Curtas Metragens da Escola Municipal José Augusto de Paiva: ‘‘Tribos’’ e da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo: “Lar São Vicente de Paulo’’

Terça (9), 20h
Mostra dos Curtas Premiados
Exibição dos Curtas Metragens da Escola Municipal São José: ‘‘Theatro Capitólio’’ e da Escola Municipal Matheus Tavares: “Matheus Tavares, Ontem e Hoje’’

Quarta (10), 20h
Mostra dos Curtas Premiados
Exibição dos Curtas Metragens da Escola Municipal Professora Helena Reis: ‘‘Bullying’’

Quinta (11), 20h
Mostra dos Curtas Premiados
Exibição do Curta metragem da Escola Municipal Rural João Urbano: “Verde, Para Sempre Verde’’
Entrega dos Certificados aos alunos que participaram das oficinas e também dos curtas.
Encerramento do 9° Festival de Cinema de Varginha.