ViaEPTV.com

Histórico
Baixe o Adobe Flash Player

Inaugurada, em 1979, pelo empresário JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA fundador e primeiro presidente da TV CULTURA, cuja experiência no desenvolvimento de uma emissora de televisão fez que procurasse unir sua convicção de empresário à potencialidade da região de atuação, resultando na formação de um projeto de emissoras regionais de TV com qualidade.

Este projeto teve início em 01.10.1979, quando foi inaugurada a TV CAMPINAS, a primeira das emissoras EPTV. Em 12.11.1980, por extensão do valor atribuído às comunidades locais, instalou-se a TV RIBEIRÃO.

A proposta era aliar, desde o início, a liderança da programação GLOBO à força das emissoras regionais. Criou-se, na identificação com as comunidades cobertas, um serviço de jornalismo dinâmico. Além do sinal com qualidade irradiado às cidades, buscou-se apoiar as diversas atividades regionais e disponibilizar uma programação local, ao lado da fornecida pela REDE GLOBO, oferecendo oportunidades de crescimento aos anunciantes locais.

Tornou-se evidente, com o decorrer do tempo, a noção de que a TV Regional era uma realidade e, até mesmo, uma necessidade mercadológica. A partir daí, foram realizados novos investimentos, para ampliar a área de cobertura das emissoras, através de postos retransmissores, bem como da inauguração de duas outras emissoras: TV SUL DE MINAS, em Varginha (8.8.1988), e EPTV CENTRAL, em São Carlos (1.07.1989). O crescimento da cobertura das emissoras foi além dos municípios-sede, atendendo as cidades das micro-regiões.

A sigla EPTV, Emissoras Pioneiras de Televisão, surge da identidade entre as quatro emissoras do grupo, sendo reconhecido o pioneirismo de cada uma delas. A sua estrutura é composta pelas áreas de: Jornalismo, Programação, Engenharia e Comercial, entre as áreas de apoio Relações Externas, Sistemas, Produção Comercial, Administrativo/Financeiro e Recursos Humanos.

As ações de ligação com a comunidade refletem o envolvimento da EPTV com os seus mercados. Inúmeros eventos, nas áreas de esporte, lazer e cultura, têm sido realizados e apoiados, além das ações junto ao mercado publicitário. A profissionalização, voltada ao estímulo e desenvolvimento dos clientes regionais, no que se refere a investimentos, em nível estadual e nacional, também traduz esse envolvimento. Assim tem sido a postura do grupo EPTV: parceiro no crescimento dos seus anunciantes e de seus mercados cobertos.

Com o crescimento dos mercados da região e as expectativas de sua evolução, a EPTV tem realizado investimentos para melhorar, cada vez mais, a qualidade de seu sinal, buscado manter-se atualizada em seus recursos técnicos e humanos, estreitado vínculos com as comunidades, através do seu jornalismo, e se fortalecido, por meio dos documentários, como "O Canto da Piracema", "Operação América", "Rota do Sol", "Beija-Flor", "Terra de Engenho", "Caminho da Roça", "O Encanto das Águas", "Ouro de Kaffa", e "Caminhos de Ouro", conquistando amplo reconhecimento do telespectador, comprovado, sobretudo, pelos elevados índices de audiência obtidos.

Seguindo o seu pioneirismo, em junho de 2007 a EPTV entrou na era digital. Desde essa data, todas as produções do programa Terra da Gente são produzidas em alta definição. O início de um projeto que culminou no dia 03 de dezembro de 2008 quando a EPTV Campinas passou a ter o seu sinal transmitido em HD.

Em 01 de outubro de 2009, dia que a emissora completou 30 anos, a EPTV Ribeirão também passou a transmitir parte de sua programação em HD. Num futuro próximo a EPTV Centrral e Sul de Minas também estarão transmitindo em alta definição.

1979 - 2009, são 30 anos de EPTV, um caminho trilhado no pioneirismo como emissora regional, na qualidade da prestação de seus serviços, nos seus profissionais e no trabalho contínuo em atender os seus telespectadores.

José Bonifácio Coutinho Nogueira

Fundador da EPTV

José Bonifácio Coutinho Nogueira

Nasceu a 3 de dezembro de 1923 em São Paulo capital. Filho do ex-deputado federal Paulo Nogueira Filho e da Sra. Regina Coutinho Nogueira. Casado com a Sra. Maria Thereza Coutinho Nogueira teve seis filhos: José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, Sérgio Luís, Luís Roberto, Regina, Martim Francisco e Antônio Carlos e 19 netos.

Realizou seus estudos no Ginásio São Bento e no Liceu Rio Branco, bacharelando-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1947). Quando acadêmico elegeu-se Presidente da UNE – União Nacional dos estudantes. Disputou, em 1962, as eleições para o Governo do Estado de São Paulo. Foi Secretário da Agricultura no Governo Carvalho Pinto e Secretário de Educação na Administração Paulo Egydio Martins e, cumulativamente, em 1976, Secretário da Cultura, Ciência e Tecnologia.

Nomeado pelo Presidente Castelo Branco, em 1964, integrou o Conselho Nacional de Economia, órgão da Presidência da República e exerceu a Presidência da Comissão Consultiva Bancária do Banco Central do Brasil S/A. A convite do Governador Abreu Sodré, instalou e presidiu, de 1968 a 1972, a Fundação Padre Anchieta, responsável pela Televisão educativa em São Paulo. Em 1979, fundou a Empresa Paulista de Televisão, que, na sua expansão, passou a denominar-se Empresa Pioneira de Televisão, proprietária da EPTV Campinas, EPTV Ribeirão, EPTV Central, EPTV Sul de Minas. Foi Diretor-Gerente e Vice-Presidente do Banco Comercial de São Paulo S/A. Presidiu a Cooperativa de Cafeicultores de Campinas, o Conselho Nacional de Propaganda, a Comissão Coordenadora da Criação do Cavalo Nacional do Ministério da Agricultura, o Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil e a Fundação Crespi Prado. Pertenceu ao Conselho Curador do Museu Lasar Segall, ao Museu da Unicamp, ao Museu de Arte Moderna e ao Museu da Casa Brasileira. Foi presidente da Sociedade Harmonia de Tênis e do Jockey Club de São Paulo.

José Bonifácio Coutinho Nogueira faleceu no dia 09 de janeiro de 2002 aos 78 anos.

Destaques
Destaques

Festival Viola
Festival Viola

Universidade no Ar
Universidade no Ar