Comentário(s) - 0

Frutas e legumes decoram a mesa nas festas de fim de ano

Chef Edson das Neves sugere frutas com cores que remetam à comemoração

26/12/2012 - 15:47

Araraquara.com

Alterar o tamanho da letra A+A-

Frutas, legumes e flores podem ser grandes aliados para enfeitar a mesa das festas de fim de ano, com a vantagem que a decoração pode ser consumida depois. Os pratos que serão servidos na ceia podem vir acompanhados de esculturas feitas em frutas, por exemplo.

Esta é a sugestão do chef Edson das Neves, especializado neste tipo de trabalho. De acordo com ele, qualquer pessoa pode fazer o trabalho, basta usar a criatividade e pequenos instrumentos, como facas e boleadores. Frutas como abacaxi, melancia e melão também podem servir de suporte para as comidas, como os patês. "Basta tirar a polpa e fazer com que virem travessas para os pratos", especifica. O que for retirado da fruta pode virar acompanhamento para os assados, por exemplo.

Além de decorar, os enfeites também cumprem outra máxima, aquela que diz que a comida também deve ser saboreada com os olhos. Uma mesa arrumada com louças e toalhas bonitas, pratos e talheres arranjados entre enfeites típicos e se o clima permitir, algumas velas, torna o clima da casa muito mais aconchegante. Outra ideia é espalhar bolas de Natal pela mesa, já que o mercado oferece produtos bastante diferenciados, todos em materiais resistentes.

Dentro de um vaso transparente, acomode bolas e enfeites natalinos, e use-o como arranjo de mesa. Outra ideia criativa é enfeitar os pratos de comida que serão servidos na ceia, como assados e sobremesas, usando frutas nas cores que remetam à comemoração, como o verde e o vermelho. O resultado será uma mesa para ser saboreada com todos os sentidos.

Enquete

Onde você pretende comprar os presentes de Natal?

No comércio de rua

37%

Em shopping center

25%

Na internet

38%

Receitas de Natal com Fernando Kassab