Como está o tempo hoje

Temperatura

Máx 25º

Min 15º

Fechar [X]

[Comunicado]
A partir de 10/02/2012 os sites de Notícia do EPTV.COM e EPs
passam a integrar o portal de notícias G1/GLOBO.
Com isto nossos novos endereços para notícias serão:



Para acessar os demais sites de entretenimento como
o TERRA DA GENTE e CAMINHOS DA ROÇA clique no botão fechar acima e selecione o link desejado.

Comentário(s) - 0

Prefeitura aplica 86 multas diárias por avanço de sinal vermelho

Infração é a mais cometida por motoristas piracicabanos

27/09/2011 - 17:30

ViaEPTV.com - Eduardo Guidini

Alterar o tamanho da letra A+A-

A principal infração de trânsito cometida por motoristas em Piracicaba entre janeiro e julho deste ano é o avanço de sinal vermelho. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), foram aplicadas 18.097 multas para quem ultrapassou o veículo durante o semáforo fechado, o que corresponde a 41% do total de infrações na cidade. A média é de 86 multas diárias aplicadas àqueles que cometeram esta infração nesses sete meses.

Na cidade, 10 dos 21 radares espalhados pelas ruas flagram o avanço de sinal vermelho. As multas são desconsideradas quando a infração ocorrer das 21h às 6h. Antes disso, a multa é certa para quem cometer a infração. De acordo com secretário titular da pasta, Paulo Prates, todos os equipamentos são aferidos anualmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A vendedora Marina Maretti, de 30 anos, faz parte das estatísticas e já foi multadas duas vezes, uma delas pelo avanço de sinal no cruzamento da Rua XV de Novembro com a Avenida Armando de Sales Oliveira. "A outra multa foi por excesso de velocidade", afirmou. Ela foi penalizada nas duas infrações mais cometidas no período na cidade.

Velocidade
Motoristas que dirigem acima da velocidade são o segundo maior motivo de multas no período, de acordo com o balanço. Segundo a Semuttran, 8.907 motoristas foram multados por excesso de velocidade em sete meses. Quatro radares e duas lombadas eletrônicas fazem a fiscalização para flagrar os motoristas apressados.

Os outros radares espalhados pelo município fiscalizam paradas indevidas de veículos sobre faixas e identificam caminhões com mais de três eixos que circulam pela cidade. As multas para os 4.530 motoristas que não respeitaram a Zona Azul representam 10% do total de de 44.070 infrações de trânsito registradas em Piracicaba no período. 

Geral
Diariamente, são 209 multas aplicadas em média no município. O dado é 9% maior do que o registrado nos primeiros sete meses de 2010. A Semuttran arrecadou R$ 4,6 milhões com a fiscalização no período de 2011. O dinheiro, por lei, é todo revertido e aplicado em melhorias de trânsito e transportes da cidade.

Mais Notícias