Como está o tempo hoje

Temperatura

Máx 25º

Min 15º

Fechar [X]

[Comunicado]
A partir de 10/02/2012 os sites de Notícia do EPTV.COM e EPs
passam a integrar o portal de notícias G1/GLOBO.
Com isto nossos novos endereços para notícias serão:



Para acessar os demais sites de entretenimento como
o TERRA DA GENTE e CAMINHOS DA ROÇA clique no botão fechar acima e selecione o link desejado.

Comentário(s) - 0

Guarda Municipal de Piracicaba vai ter réplica do "caveirão" do Bope

Blindado similar ao do Batalhão de Operações Especiais, do RJ, já está em poder da corporação

29/05/2011 - 17:55

Da redação

Alterar o tamanho da letra A+A-

Ele ainda não foi às ruas a trabalho e a torcida é para que nunca seja necessário. A Guarda Municipal de Piracicaba ganhou da Polícia Federal um blindado ao melhor estilo Caveirão, do Bope. O trambolho, similar àquele que ficou famigerado após o sucesso do filme Tropa de Elite, por enquanto, só vai ser usado em eventos especiais, como a 1ª Caminhada e corrida contra a pedofilia, realizada neste sábado na cidade.

Confira galeria com fotos do caveirão piracicabano.

É preciso a ajuda de um guincho para locomover o veículo, que está na corporação desde o ano passado, mas que ainda cumpre os trâmites burocráticos da doação. Segundo a assessoria, após a conclusão desse processo, o caveirão vai passar por uma pintura e receberá as cores que representam a GM da cidade.

O blindado chegou à cidade durante um treinamento dado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio e pelo Swat, em abril do ano passado, aos patrulheiros do município. Foram dez horas de instruções por dia durante 4 dias.

“O treinamento foi muito bom porque o pessoal teve contato com as novas táticas de patrulhamento, apreensão e revista, como atuar em uma área noturna, como atuar em favela”, disse o capitão Silas Romualdo, comandante da Guarda Civil de Piracicaba.

Além de ser utilizado em treinamentos e em celebrações, o imponente caveirão piracicabano também é utilizado no transporte de dinheiro ou objetos de valor, como por exemplo, os fundos arrecadados durante a Festa das Nações.

“Esse é um carro forte, um carro blindado feito pra isso. Piracicaba não comporta um patrulhamento tipo caveirão. Não estamos com índice de criminalidade dessa altura”, finaliza Romualdo.

Mais Notícias