EPNoticia.com

Comentário(s) - 0

Mel da região de Campinas é eleito o melhor do Brasil

Certificado foi concedido durante o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura

29/06/2012 - 10:41

Da redação

Alterar o tamanho da letra A+A-

Importante polo de produção apícola de qualidade no Brasil, a região de Campinas faturou o título de melhor mel do País no 19º Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi), realizado em maio em Gramado (RS). O certificado é concedido após uma rigorosa análise laboratorial do alimento.

A escolha do melhor mel nacional considera aqueles que se destacam nas análises físico-químicas e sensoriais (cor, perfume e paladar). Participam do concurso apenas méis aptos para venda ao consumidor, inspecionados pelos órgãos municipais, estaduais ou federais.

O vencedor foi o assa-peixe, fabricado pela Baldoni, que possui três lojas em Campinas e um apiário em Itatiba. O mel é raro e de pouca produção, pela dificuldade de conseguir pastagem. “A premiação é uma recompensa e uma realização pessoal para quem busca sempre melhorar sua atividade por meio de investimentos em processos, equipamentos, estrutura física, conhecimento e se importa em vender qualidade”, destaca o diretor da empresa e apicultor Luiz Fernando Baldoni.

Para obter um mel de primeira linha é preciso ter uma atenção especial durante o processo, que envolve desde a extração até a chegada ao consumidor. De acordo com o apicultor, o procedimento requer técnica para evitar alterações em seu perfume e umidade.

As colmeias devem ser preparadas de forma que nenhum outro tipo de mel esteja nos favos quando levada para o apiário. A extração e o transporte precisam receber cuidados especiais, para evitar que as favas se quebrem. A climatização correta da sala de extração e o armazenamento adequado preservam ao máximo as características naturais do mel até que chegue ao consumidor.

 

Interatividade

Boné Terra da Gente
Boné Terra da Gente