EPNoticia.com

Comentário(s) - 0

Filarmônica Jovem da Colômbia faz concerto em São João da Boa Vista

Violinista Yuri Namkung é convidada para a apresentação quinta (2), no Teatro Municipal

30/07/2012 - 17:40

Da redação

Alterar o tamanho da letra A+A-

A Filarmônica Jovem da Colômbia, sob regência do maestro colombiano Carlos Andrés Botero, se apresenta ao lado da violinista norte-americana Yuri Namkung, nesta quinta-feira (2), às 21h, no Teatro Municipal de São João da Boa Vista. 

A apresentação faz parte da temporada de concertos promovidos pela orquestra no interior de São Paulo e Minas Gerais. Criada em 2010 pela Fundação Bolívar Davivienda, a orquestra colombiana tem o intuito de promover a cultura e apoiar a construção de projetos sociais e artísticos do país.

Nascida em Seattle (EUA), a violinista Yuri Namkung iniciou sua carreira ainda criança, aos nove anos de idade, com apresentações com a Northwest Chamber Orchestra e a Seattle Symphony. Em 2002, estreou na Europa e em 2004 e 2005, ao lado do violinista Cho-Liang Lin, fez diversas apresentações do Concerto de Bach ‘Double’ (para dois violinos), com a Seattle Symphony e a Orquestra de St.Luke’s em Nova Iorque. Solista dedicada, a violonista costuma participar de festivais internacionais e faz freqüentes apresentações na Europa, Canadá e Estados Unidos.

O maestro Carlos Andrés Botero nasceu em Medelin, Colômbia, onde iniciou seus estudos. Graduou-se em viola na Universidade Eafit e estagiou no Sistema de Orquestras da Venezuela. Prosseguiu sua formação em viola na Academia Soto-Mesa e Escola Rainha Sofia em Madrid, fez mestrado pela Eastern Michigan University e doutorado em regência pela Michigan State University.

Como instrumentista integrou as orquestras Sinfônica da Universidade Eafit, Batuta Antioquia, Sinfônica da Colômbia, e, nos Estados Unidos, as Sinfônicas de Detroit, Lansing e Bloomington, entre outras. Foi regente encarregado da Orquestra de Câmara do Instituto Música Diego Echavarria, do grupo de música antiga da Michigan University e da Orquestra Filarmônica e departamento de Opera na Michigan State University.

Atuou como regente convidado na Sinfônica de Detroit, Orquestra de Câmara dos Grandes Lagos. Na Colômbia mantém intensa atividade nos programas de formação orquestral de Batuta e do Ministério de Cultura. 

Programa

H. Berlioz (1803 – 1869)

Abertura do “Carnaval Romano” em lá maior Op. 9

J. Sibelius (1865 – 1957)

Concerto para violino em ré menor Op. 47

Solista: Yuri Namkung

Intervalo

P. I. Tchaikovsky (1840 – 1893)

Abertura Romeu e Julieta em si menor TH 42

N. Rimsky-Korsakov (1844 – 1908)

Capricho Espanhol em lá maior Op. 34

Serviço:

Orquestra Filarmônica Jovem da Colômbia em São João da Boa Vista
Quando: Quinta-feira (2), às 21h
Onde: Teatro Municipal de São João da Boa Vista
Rua Mal. Deodoro, 407 - (19) 3631-7653
Entrada franca (os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, antes do início do concerto)
Duração: 90 minutos
Recomendado para maiores de 10 anos