47% dos usuários de internet acessam TV online, diz Ipsos

A EGM Online realizou 637 entrevistas com usuários de internet em cinco regiões do país


/

De acordo com um novo estudo da Ipsos, quase metade (47%) da população online brasileira assiste a TV ao vivo pela internet, 52% têm smartphones e 27% possuem tablets. Os resultados fazem parte de uma onda piloto da pesquisa EGM Online, divulgada no início de fevereiro pela empresa francesa de pesquisa. Para o levantamento, 637 entrevistas foram realizadas com pessoas usuárias de internet nas cinco regiões do país. 
 
A amostra é composta por homens e mulheres economicamente ativos, acima de 15 anos, das classes A, B e C. O Sudeste representou, sozinho, 50% da amostra, seguido por Norte e Nordeste (26%), Sul (18%) e Centro-Oeste (8%). A empresa não precisou quantas pessoas a amostra representa. Na primeira parte dos resultados, sobre posse e conexão, 85% têm computador pessoal e 87% acessam a internet todos os dias. Quando questionados sobre o que pretendem comprar, o tablet aparece em primeiro lugar, com 39% das respostas. Em seguida vem laptop (32%), smartphone (32%) e TV conectada (27%). 
 
A principal atividade na internet é enviar e-mails, opção mencionada por 75% dos entrevistados. Visitar redes sociais, em princípio a atividade mais corriqueira para os usuários de internet, ficou em segundo, com 73% de participação. Ver vídeos musicais (66%) e ouvir música (62%) também foram citados. Quando usam os serviços de busca, os brasileiros o fazem para procurar informações focadas em produtos, serviços e notícias. 
 
O Google é o buscador líder, com 98% das menções, enquanto o Facebook lidera em redes sociais (91%) e o YouTube (70%) é o principal site para ouvir música e baixar vídeos. O Instagram vem crescendo e já é usado por 26% da amostra. Segundo a pesquisa, a social TV já está concretizada no hábito da maioria dos brasileiros.
 
Questionados se acessavam a internet enquanto assistiam à televisão, 67% responderam que sim, enquanto 33% disseram que não. Entre os que acessam a rede, 86% declararam que enviam e-mails, 67% disseram conversar com amigos via chat e 35% afirmaram realizar atividades online para o trabalho ou para o colégio. 36% disseram assistir TV em dispositivos móveis. O principal é o notebook, com 55% das menções, seguido por smartphone, com 51%.
 
Fonte: Propaganda e Marketing 
 

0 Comentário(s)

Veja também