Publicidade e promoção crescem no marketing, diz PMV

A pesquisa, com 300 profissionais de agências e anunciantes, apontou para uma evolução geral no budget


/

A publicidade e a promoção de vendas devem ganhar mais força dentro da verba de marketing, segundo o PMV (Painel de Marketing de Veículos), estudo divulgado na última semana. A pesquisa, feita com 300 profissionais de agências e anunciantes, mostra que deve haver uma evolução geral no budget, mas publicidade e promoção se destacam. Além de crescerem em valor total, esses dois setores também apresentam maior evolução em relação às outras ferramentas. O estudo foi feito pela Singular Arquitetura de Mídia, do sócio-diretor Geraldo Leite.
 
Quando questionados se irão aumentar, manter ou diminuir a verba com publicidade, 61% afirmaram que irão investir mais no setor, enquanto 33% planejam verba equivalente à de 2013 e apenas 5% pensam em injetar menos dinheiro. Em relação à promoção, essa medida se dá na proporção de que 58% crescem, 33% mantêm e 2% diminuem a verba. Alguns anunciantes preferiram não responder às perguntas.
 
O setor que deve ter menos verba neste ano deve ser o de eventos, mesmo com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil. A justificativa pode ser que, como apenas as patrocinadoras do Mundial podem explorar o torneio, as outras marcas diminuirão os seus investimentos no segmento.
 
Outra questão importante é: a verba vai aumentar, mas quanto? De acordo com o PMV, esse incremento é expressivo: 14% dos entrevistados afirmaram que seu budget de 2014 será mais de 25% superior ao de 2013; 27% de amostra da pesquisa terá uma evolução entre 15% e 25%; e, 31% dos entrevistados, de 5% a 15%. Em âmbito geral, as agências mostram mais otimismo do que os anunciantes com essa evolução de verba, segundo a pesquisa.
 
Relacionamento
 
O PMV também esmiuçou os esforços do mercado em relação às ações de relacionamento com stakeholders (partes interessadas). Os workshops acabam por ser o preferido, com 57% das respostas, seguidos de viagens (55%), estas mais bem-vistas por anunciantes e por players do segmento digital. Logo em seguida estão duas refeições, praticamente empatadas. Os almoços de relacionamento têm 49% de preferência, enquanto cafés, populares no departamento de mídia, 48%. Correlacionados com a diminuição de verba, os eventos e coquetéis perderam importância neste aspecto.
 
Fonte: Propaganda e Marketing
 

0 Comentário(s)

Veja também